terça-feira, 10 de junho de 2014

Atividade Física e Linfedema



Quem tem linfedema já ouviu de muitos médicos que, o melhor que temos a fazer, é fazer repouso...

Na verdade, o repouso é indicado quando percebemos que exageramos num super  dia de trabalho, numa mega noitada na balada, quando pulamos demais naquele show tão esperado da banda que você tanto ama, ou mesmo quando "batemos muita perna" andando e passeando por aí.

O que realmente nos faz um bem enorme, é a ATIVIDADE FÍSICA. De preferência, as com menos impacto.

Quando nos exercitamos, ativamos a circulação sanguínea, o que também contribui para o retorno da linfa que fica paradinha no nosso membro afetado. E digo mais.... Minha fisioterapeuta disse que quem caminha com as famosas Bandagens (enfaixamento com faixas elásticas, realizado durante a Terapia Física Complexa), realiza automaticamente uma "drenagem" no membro. Ou seja, enquanto eu caminho com minha pernoca enfaixada, o próprio movimento da marcha, com a compressão da bandagem, realiza uma "drenagem" profunda no membro, deixando a perna mais "mole" (menos dura), facilitando a circulação. 

A perna fica uma beleza com as bandagens! Pena que elas são volumosas, e usá-las no dia-a-dia não é prático para mim. Há quem use diariamente e já se adaptou com elas, ao invés de usar a meia de compressão. Em dias de férias em casa, dá pra fazer um tratamento intensivo com as bandagens e sentir bastante diferença no membro. Sempre associada à drenagem manual também, é claro.

Agora se você não estiver com a pernoca enfaixadinha, não tem problema. Isso não é desculpa pra não movimentar esse esqueleto... Porém, preste atenção: TODOS os exercícios devem ser feitos com a MEIA DE COMPRESSÃO. Ela fará o mesmo trabalho da bandagem. Então, bote essa perninha pra trabalhar e me conte como se sentiu depois de alguns dias.



Quais atividades físicas são recomendadas para nós? 

Bom, vou citar o meu caso, linfedema na perna. Como já citado anteriormente, as atividades mais benéficas para nós são as com menos impacto. Não invente de correr o Parque Ibirapuera inteiro, fazer aula de Jump na caminha elástica e outras coisas agressivas para seus vasos. Isso só vai piorar inchaço.

Natação, bike, hidroginástica, caminhada leve, exercícios linfocinéticos são excelentes para a manutenção do linfedema. Já fizeram exercício naquele aparelho chamado Transport (alguns chamam de elíptico)? Ele também é excelente para nós, impacto zero! Mas tome cuidado,  pois com muito peso pode piorar o linfedema!!!

Musculação também já cheguei a realizar, mas também de forma moderada! Nada de muitooo peso, porque o efeito se torna maléfico. Cada pessoa deve saber o seu limite.  É super importante tonificar os músculos da perna. Enquanto você anda, os músculos estão trabalhando e ajudam no bombeamento da circulação. Quando sua perna está "malhadinha", eles realizam essa tarefa com mais eficiência. 


Resumindo...
Pois é gente bonita, eu sei que com a vida corrida de todos ou mesmo por causa daquela preguicinha insistente, fica difícil a gente criar coragem e reservar um tempo para a atividade física. 

Mas aprendi que praticar exercício físico tem que ser uma atividade sagrada, não deve ser opção... deve ser um estilo de vida...  Crie uma regra que deve ser seguida. Por exemplo: se eu trabalho todos os dias até tarde, então vou pensar numa regra que seja possível eu seguir e cumprir: vou fazer exercício duas (ou três) vezes por semana, faça chuva ou faça sol. 

Escolha um período que seja fácil de você não abandonar o hábito do exercício. Há quem prefira acordar cedo e ir para a academia. Há quem prefira sair do trabalho e ir direto (como eu). Cada um tem um ritmo de vida e preferências diferentes. O importante, é não deixar de fazê-lo,pois realmente faz muita diferença. A atividade física não faz bem apenas para o linfedema, faz bem para o organismo inteiro. Bastam poucos dias de atividade, e logo você percebe os benefícios: ficamos mais dispostos, dormimos melhor, melhoramos a auto-estima, o humor...

E não precisa pagar uma academia para isso! A rua da sua casa será muito útil para sua caminhada; o parque do seu bairro está com saudade de você... que tal visitá-lo e alugar aquela bike baratinha pra dar uma boa exercitada? rsrs Quando a gente deixa as desculpas de lado e movimenta esse corpinho, sentimos a saúde com a gente!

Espero que esse post sirva de motivação para vocês e sintam na pele (e em todo o seu corpo) os benefícios!
Grande Abraço!!!!
=)
Bike
Natação
Hidroginática
LegPress: adoro este aparelho para musculação.Essa posição reforça o retorno venoso,e não sinto desconforto ao realizar este exercício. Com pequenas cargas e aumentando gradativamente, dá ótimos resultados (sem peso exagerado!!!)
Transport / Elíptico


17 comentários:

  1. Boa Tarde,
    Uma duvida.. Quando vc faz caminhada sua perna não incha? E com a academia, não fica inchada também?
    O meu é na perna também, e o simples fato de andar um pouco mais já incha, porem chegando em casa e descansando ela retorna ao normal.
    Queria fazer academia, mais tenho medo de prejudicar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Heloísa!
      Minha perna não incha muitooo não. Eu sinto um pouco de cansaço quando fico um tempão sem caminhar e depois resolvo passear na rua com minha cachorrinha,por exemplo. Chego toda afobada em casa querendo colocar logo as pernas pra cima. Mas de maneira geral, não incha mto mais não. O que vc tem que fazer é encontrar o SEU LIMITE. Vai testando quanto tempo sua pernoca fica bem...20min de caminhada? 30? Cada caso é um caso.
      Sobre a academia, vc tem que fazer com cautela para não fazer atividades com impacto, e com peso. Isso é muito agressivo pro linfedema. Mas exercício físico é super indicado para nós, inclusive os dentro da água (natação ou hidroginástica). O próprio movimento da água faz uma leve drenagem na perna, e é uma atividade com zero impacto. Espero ter ajudado. bjos!!!! =)

      Excluir
  2. ola eu tenho linfedema na perna direita e bem acentuado eu só conheco as meias de alta compressao só ouvi falar nas faixas agora gostaria de saber mais e como encontralas obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lúcia!!!
      Infelizmente, não sei onde vendem as faixas de compressão, pois foram compradas pela minha antiga fisioterapeuta. Acredito que em site de busca vc encontre as faixas, em lojas de produtos médicos. É importante também aprender a enfaixar a perna corretamente, senão pode até mesmo agravar o quadro de linfedema. Vc faz acompanhamento com algum fisioterapeuta???

      Excluir
  3. Olá! Tenho linfedema no braço direito, comecei a musculação recente...tenho receio de ser prejudicial..que tipo de treino é recomendado nesse caso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Como vc tem linfedema no braço, eu no seu lugar, seria bem cautelosa, pois muito peso pode piorar o seu edema.
      Eu recomendaria exercícios mais funcionais, que utilizam apenas o peso do corpo, mas o mais indicado seria vc conversar com seu médico ou sua fisio e tirar esta dúvida, pois cada caso é um caso!
      Eu tenho linfedema na perna. Não posso exagerar na musculação nas pernas porque, senão, sobrecarrego meu sistema linfático e ao invés de melhorar, eu posso piorar e muito o meu quadro. Por isso, é sempre bom tirar as dúvidas com o fisioterapeuta e com o médico, para que não tenha piora do edema! =)

      Excluir
  4. Olá, descobri recentemente que tenho linfedema de membro inferior esquerdo. Meu médico iniciou o tratamento com medicação, me recomendou perder peso e atividade física. Estou em tratamento há 7 meses e só há 4 semanas estou na academia. Faço ergometria, 40 minutos de esteira na alternando a velocidade entre 4 e 6, faço 30 minutos de bicicleta no programa 6 e 20 minutos de elíptico leve. Meu inchaço diminuiu muito. Parei de fazer a drenagem por um tempo, pois o custo é muito alto. Iniciei com a musculação e estou com muitas dores na musculatura. Mas recomendo a todos que façam elíptico e esteira, ao menos no meu caso tem sido muito benéfico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mary,
      Obrigada pela contribuição com seu comentário!!!!
      Tente fazer a drenagem pelo menos uma vez por semana. Eu parei por um tempo com a drenagem também, e hoje vejo que eu deveria sempre ter associado as duas: a atividade física com a drenagem. Elas devem andar de mãos dadas sempre, pois uma ajuda a outra. A longo prazo isso conta muito. Você mora em São Paulo? Há um tratamento gratuito na Santa Casa de São Paulo... Pode te ajudar por um tempo, lá são dez sessões. Já quebra o galho 😉

      Excluir
  5. Olá! Gostaria de saber se o jump também pode ser praticado por pessoas que têm o linfedema nas pernas. Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Gostaria de saber se pessoas com linfedema nas pernas podem praticar jump. Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Oi Fernanda!
    Desculpe a demora em responder.
    Bom, os médicos e fisioterapeutas sempre me orientaram a não praticar atividades físicas com impacto. No caso do Jump, a cama elástica reduz um pouco o impacto, mas ainda sim tem grande impacto. Sempre disseram para eu realizar o Jump. Apenas as atividades que eu relacionei acima mesmo.
    Você chegou a perguntar para algum profissional ?

    ResponderExcluir
  8. Olá!!!Tudo bem?Tenho linfedema a mais ou menos 11 anos.Hoje estou com 27.Gostaria de saber se Patins,seria uma atividade de alto ou baixo impacto para quem tem o diagnóstico. Bom é isso. Obrigada,fica com Deus.

    ResponderExcluir
  9. Adorei seu blog, tenho linfedema nas duas pernas, graças a deus descobri muito rápido e nao estava em estado avançado. Meu medico receitou um remedio que tenho que tomar 2 vezes ao dia, sem prazo para parar de tomar, me receitou tbm aquelas meias e atividade fisica. Quando descobri comecei com caminhada leve sempre usando a meia, senti uma melhora muito grande. Agora estou na academia a 3 meses e senti que melhorou muito mais. Faço todos os dias pelo menos 20 minutos de esteira.

    :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dyeniffer!
      O remédio que você está tomando é o Daflon ou o Diosmin?
      Alguns médicos me receitaram e outros disseram que não faria efeito algum. Cheguei a tomar por uns seis meses e realmente, não fez efeito algum. Desta forma, resolvi ouvir os médicos que me disseram que não valeria a pena tomar, já que o uso continuo de qualquer medicamento via oral, sobrecarrega o fígado a longo prazo.
      Fico feliz que você tenha recebido o diagnóstico rapidamente... Eu trilhei o caminho das pedras!

      Vou voltar às atividades físicas também, gosto bastante de fazer bicicleta, porque sinto que não sobrecarrega muito.
      E sobre a melhora, eu percebo muitaaa melhora quando faço drenagem e enfaixamento, constantemente.
      Seja sempre bem-vinda por aqui!

      Excluir
    2. Daflon e diosmin são para problemas venosos. Não vão causar efeito nenhum no linfedema. Só resolveria se o inchaço fosse provocados por varizes ou algo do tipo

      Excluir
  10. Bom dia achei seu diário o máximo adorei e preciso de sua ajuda tem linfedema nos membros inferiores após ter câncer no colo do útero em 2017 e em abril de 2018 apareceu esse linfedema quais os procedimentos e exercícios que devo fazer da sde já obrigada um bom dia.

    ResponderExcluir
  11. Olá tenho linfedema congênito nas pernas posso fazer musculação

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o Blog! Obrigada!!!